, ,

As 5 Melhores Técnicas de Estudo

1 Comentário
As 5 Melhores Técnicas de Estudo

As 5 Melhores Técnicas de Estudo:

1 – Fazer Resumos

Fazer resumos é, de longe, a melhor maneira de gravar o conteúdo, pois você recebe a informação e é obrigado a processá-la no cérebro, para elaborar uma simplificação desta informação. Assim, você compreende primeiro, gera o conhecimento sobre o assunto e o repassa para outro meio.

Mas, para ser realmente eficiente, os resumos devem ser sucintos. Não adianta copiar e transcrever alguns trechos inteiros! O que deve ser feito é dar o seu entendimento sobre o assunto.

Além disso, os resumos devem ser consultados periodicamente para garantirem a fixação dos conceitos. Para isso, o ideal é terem no máximo uma página, para serem revistos em um simples passar de olhos, em poucos minutos.

2 – Fazer Simulados

Testar o cérebro é, sem dúvida, a segunda melhor forma de fixar o conteúdo. Intercale exercícios sempre que estiver estudando e seu cérebro entenderá que vai precisar acessar essas informações que estão sendo adquiridas. Então, ele vai deixá-las em um lugar fácil de serem acessadas, ou seja, você vai se lembrar do que estudou com mais facilidade.

3 – Auto Explicação

A auto explicação é a ação de tirar o cérebro da inércia da leitura e fazê-lo processar as informações estudadas e as transformar em conhecimento.

Basicamente, consiste em explicar pra você mesmo em voz alta aquilo que acabou de entender, como se estivesse explicando para outra pessoa.

4 – Acrônimos

Acrônimos são siglas que você inventa para gravar assuntos que não exigem apenas entendimento do assunto, mas também um processo de memorização (“decoreba”). Exemplo: Quais são os princípios do direito administrativo?
Resposta: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.

Neste caso, não basta você compreender os assuntos, você deve decorar os 5 termos e, utilizando a técnica dos acrônimos, separar as primeiras letras de cada palavra:

Legalidade
Impessoalidade
Moralidade
Publicidade
Eficiência

L I M P E

Depois é só lembrar do acrônimo LIMPE e fazer a associação.

5 – Associações e Vínculos

Fazer associações e vínculos também é útil para decorar listas, números e assuntos com muitos detalhes.

Fonte: https://www.tudosobreconcursos.com/
[fbcomments]