, ,

Como estudar para um concurso público?

Comente
Como estudar para um concurso público?

Como estudar para um concurso público?

Muitos iniciantes em concursos públicos carregam dúvidas diversas sobre como estudar e como se preparar adequadamente para conquistar a almejada aprovação. Confira abaixo algumas dicas sobre como começar seus estudos:

DIREÇÃO:

O primeiro passo é saber qual concurso prestar, pois quem não sabe o que quer já começa mal. O concurseiro deve ter foca na hora da escolha, pois terá que pegar um edital da área federal ou da estadual como referência.

A PREPARAÇÃO:

Com o edital nas mãos, você terá que reservar um ano de preparação, da seguinte forma:

a) Quantas horas de estudo por dia você tem disponível? R: Suponhamos que você tenha 4 horas (o ideal começa a partir de 4 horas de estudo e aumentar gradativamente).

b) Então, você com essas 4 horas irá dividi-la por dois: estudará por dia 2 matérias do Direito, com 2 horas para cada uma.

c) Como fracionar? Você estudará de Segunda a Sexta, duas matérias por dia, com 2 horas para cada matéria.

OTIMIZANDO O ESTUDO:

1ª – na Segunda feira você escolherá entre as matérias constantes do edital que você tem em mãos, as 2 matérias que você mais gosta. Isso porque você vem do domingo, logo, psicologicamente a tendência é chegar na segunda sem ritmo e com certo desânimo. A partir do momento no qual você sabe que estudará duas matérias aprazíveis, a tendência é o estudo render.

2ª – A partir de Terça-feira até Sexta-feira você deve estudar duas matérias por dia, da seguinte forma:
– a primeira disciplina deve ser aquela que você não gosta muito;
– a segunda disciplina deve ser aquela que você gosta.

Veja que com isso haverá um equilíbrio de disciplinas, de forma que aquela que você não gosta será estudada primeiro e, como prêmio, estudará a disciplina que mais gosta depois.

3ª – Depois de ter em mente a estrutura acima, você pegará o edital que já havia selecionado e uma agenda anual, organizando de segunda até sexta-feira, da forma que foi dividida acima, todos os itens do edital.

4ª – Depois de colocar na “agenda de estudos anual” todas os itens do edital, de segunda a sexta, você terá uma “disciplina de estudos”, ou seja, você programou durante um ano seu estudo, de forma disciplinada, dirigida ao edital que pretende concorrer e condizente com as aulas assistidas.

5ª – E o Sábado?

a) a parte da manhã deve apenas acessar a internet, bancas de concurso e questões, além de visitar outras páginas relacionadas ao seu concurso;
b) primordial: deve sempre resolver as provas dos concursos passados e sentir o estilo do concurso daquele Estado.6ª – No Domingo, o que devo estudar?
Aqui você é quem decide se deve ou não estudar.DICAS VALIOSAS:

1º – faça pausas de 10 minutos a cada 2 horas de estudo, no máximo. Repita essas pausas na vida diária e pense em você, analisando suas atitudes ;

2º – aprenda a dizer não sem se sentir culpado ou achar  que magoou.

3º – planeje seu dia, mas deixe sempre um bom espaço para o improviso.4º – concentre-se apenas em uma tarefa de cada vez.

5º – esqueça, de uma vez por todas que você é imprescindível. No trabalho, em casa, no estudo, no grupo habitual.

6º – abra mão de ser o responsável pelo prazer de todos;

7º – peça ajuda sempre que necessário, tendo o bom senso de pedir às pessoas certas;

8º – diferencie problemas reais de problemas imaginários.

9º – evite se envolver na ansiedade e tensão alheias.

10º – família não é você, está junto de você, compõe o seu mundo, mas não é a sua própria identidade.

11º – entenda que princípios e convicções fechadas podem ser um grande peso, a trava do movimento e da busca;

12º – vença os seus desafios e não se preocupe com o outro.

13º – Uma hora de intenso prazer substitui com folga 3 horas de sono perdido. Então, não perca uma oportunidade de divertir-se.

Comentários