Edital
, ,

Concurso Eletrobras Rondônia – 2016

2 Comentários
Concurso Eletrobras Rondônia - 2016

As Centrais Elétricas de Rondônia, empresa controlada pelas Centrais Elétricas Brasileiras S/A (Eletrobras), abriu edital para seu novo concurso público, para provimento de 708 vagas, sendo 28 para preenchimento imediato (efetivas) e 680 para formação de cadastro reserva. No setor de engenharia, as oportunidades são para engenheiro eletricista (03 vaga efetiva, além de 30 como cadastro de reserva), civil (01 vaga efetiva, além de 03 como cadastro de reserva) e de segurança do trabalho (01 vaga efetiva, além de 02 como cadastro de reserva), com remuneração inicial garantida de R$ 7.625,09, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

As inscrições podem ser realizadas entre os dias 07 de julho e 11 de agosto de 2016, através do endereço eletrônico www.eletobrasrondonia.com, mediante o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 70,00.

O certame constará de provas objetivas, que serão realizadas no dia 28 de setembro de 2016. Haverá, ainda, avaliação física para alguns cargos.

Conteúdo programático geral:

Português: Leitura e análise do texto: compreensão e significado contextual das palavras e expressões do texto. interpretação do texto. gêneros e tipologias textuais. Fonética e Fonologia: ortografia. acentuação gráfica. Morfologia: as classes de palavras. Sintaxe: frase, oração, período. termos essenciais da oração. termos integrantes da oração (objeto direto, indireto, complemento nominal). termos acessórios da oração. Conjunções coordenativas (relação de sentido entre as conjunções e as orações do texto). conjunções subordinativas adverbiais (relação de sentido entre as conjunções e as orações do texto). concordância verbal e nominal. Suplemento ou Apêndice: crase. pontuação. funções do QUE e do SE. figuras de linguagem. vícios de linguagem.

Legislação: Lei nº 11.340 de 07 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha) – Legislação do Setor Elétrico: Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade (NR 10). Normas Técnicas ABNT referentes a instalações elétricas de baixa, média tensão (1,0kV a 36,2 kV) e alta tensão (ABNT NBR 5410:2004 e NBR 14039:2005). Lei Maria da Penha n° 11.340 de 07 de agosto de 2006 e suas alterações.

Raciocínio Lógico: Estruturas Lógicas. Raciocínio Lógico. Diagrama Lógico. Sistemas de Unidades. Álgebra. Razão e Proporção. Regra de Três Simples e Composta. Porcentagem. Sistemas Lineares. Geometria. Conhecimentos Gerais Estado Rondônia: Domínio de tópicos de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, geografia, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura e suas vinculações históricas do Estado de Rondônia.

Informática: Utilização do Sistema Operacional Windows XP. Configurações Básicas do Windows XP. Aplicativos Básicos (bloco de notas, calculadora, Paint, WordPad). Textos Microsoft Word (2007) e Planilha Eletrônica Excel (2007). Recursos Básicos e utilização do Adobe Reader (Adobe Reader 7.0). Configuração de Impressoras. Noções básicas de Internet (Internet Explorer a partir da versão 6.0) Noções básicas de Correio Eletrônico – Outlook.

Conteúdo específico:

Cargo/ Função: Profissional de Nível Superior I / Engenharia Elétrica: Teoria eletromagnética, Circuitos elétricos – CC e CA (monofásicos e trifásicos), Máquinas elétricas: transformador, máquina síncrona, motor de indução e máquina de corrente contínua, Análise de sistemas elétricos: valores por unidade (p.u.), componentes simétricas, modelagem dos elementos, faltas simétricas e assimétricas. Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Acionamentos e controles elétricos. Instalações elétricas: baixa e média tensão. Aterramento de sistemas e de segurança. Proteção de sistemas elétricos. Medidas elétricas. Eletrônica analógica e digital. Eletrônica de potência Legislação elétrica e as Normas Regulamentadoras (NRs).

Cargo/Função: Profissional de Nível Superior I / Engenharia Civil:

1. Projeto e execução de edificações. 1.1 Estudos preliminares. 1.2 Terraplenagem e locação da obra. 1.3 Canteiro de obras. 1.4 Fundações. 1.5 Escavações. 1.6 Contenção de taludes e escoramentos. 1.7 Estruturas metálicas, de madeira e de concreto. formas. armação. alvenaria estrutural. estruturas pré-fabricadas. 1.8 Instalações prediais: elétricas, hidráulicas, de esgoto, de telefone e instalações especiais (proteção e vigilância, gás, ar-condicionado, combate a incêndio, ar comprimido, vácuo e água quente). 1.9 Alvenarias e revestimentos. 1.10 Impermeabilização. 1.11 Noções de projeto assistido por computador (CAD).2. Materiais de construção civil. 2.1 Aglomerantes e agregados. 2.2 Materiais betuminosos. 2.3 Propriedades físicas e mecânicas. 2.4 Ensaios. 2.5 Sistemas construtivos. 3. Planejamento de projetos e obras de engenharia: programação e controle. 3.1 Viabilidade, planejamento e controle das construções: técnico, físico-financeiro e econômico. 3.2 Segurança e higiene do trabalho. 4. Mecânica dos solos. 4.1 Origem e formação dos solos: processos erosivos. 4.2 Índices físicos. 4.3 Caracterização e propriedades dos solos. 4.4 Pressões nos solos. 4.5 Prospecção geotécnica. 4.6 Permeabilidade dos solos. percolação nos solos. 4.7 Compactação, compressibilidade e adensamento dos solos. estimativa de recalques. 4.8 Resistência dos solos ao cisalhamento. 4.9 Empuxos de terra. estruturas de arrimo. estabilidade de taludes, de fundações superficiais e de fundações profundas. 7. Resistência dos materiais e análise estrutural. 7.1 Deformações e análise de tensões. 7.2 Flexão simples. flexão composta. torção. cisalhamento e flambagem. 7.3 Esforços em uma seção: esforço normal. esforço cortante. torção e momento fletor. 7.4 Diagrama de esforços solicitantes. 7.5 Estruturas isostáticas: vigas simples, vigas gerber, quadros, arcos e treliças. 7.6 Estruturas hiperestáticas: métodos dos esforços. método dos deslocamentos. 8. Dimensionamento de estruturas em concreto. 8.1 Características mecânicas e reológicas do concreto. 8.2 Tipos de aço para concreto armado. fabricação do aço. características mecânicas do aço. estados limites. aderência. ancoragem e emendas em barras de armação. 8.3 Dimensionamento de elementos estruturais: pilares, lajes e vigas. 8.4 Detalhamento de armação em concreto armado. 8.5 Concreto protendido: noções gerais e tipos de protensão. 8.6 Concreto premoldado: dimensionamento, detalhamento e montagem. 9. Engenharia legal. 9.1 Perícias de engenharia na construção civil. 9.2 Engenharia de avaliações. 9.3 Fiscalização. 10. Engenharia de custos. 10.1 Levantamento de serviços e seus quantitativos. 10.2 Orçamento analítico e sintético. 10.3 Composição analítica de serviços. 10.4 Cronograma físico-financeiro. 10.5 Cálculo de benefício e despesas indiretas (BDI). 10.6 Índices de atualização de custos na construção civil. 11 Patologia de obras de engenharia civil. 11.1 Patologia de edificações. 11.2 Patologia de obras de terra.

Cargo/Função: Profissional de Nível Superir I / Engenheiro de Segurança do Trabalho I:

CIntrodução à Segurança, Saúde e Higiene do trabalho: Histórico da Segurança do trabalho; Importância e vantagens da Prevenção. Riscos Profissionais: Análise e Reconhecimento de Riscos. Mapa de Riscos.; PPRA – Programa de Prevenção de Riscos de Acidentes – NR.09; Classificação das lesões. Acidentes e Doenças do trabalho: Tipos. Registros e controles estatísticos. Investigação e análise de Acidentes e Doenças do trabalho. Árvore de Causas. Responsabilidades legais. Campanhas de prevenção. Readaptação no trabalho. Agentes tóxicos: Conceito e classificação; Risco e ocorrência; Vias de penetração ; Transporte e armazenamento. Ergonomia: Instalações e serviços em eletricidade. Conceitos . Ergonometria, antropometria e suas aplicações. Posto de Trabalho . Homem – tarefa – máquina. Análise ergonômica. Higiene Industrial: Ruído industrial. Medidas de controle. Isolamento da fonte. Temperaturas extremas. Índice efetivo de temperatura. Zona de conforto Térmico. Umidade do ar. Ventilação. Iluminamento dos postos de trabalho. E.P.I. s – Equipamentos de Proteção Individual . Sistemas de prevenção e combate a incêndio: Extintores de incêndio; Rede de hidrantes; Campanhas de prevenção. Primeiros socorros: Situações de emergência. Organização e processos de trabalho: Lay-out. Análise da tarefa. Monotonia . Fadiga. Motivação e deficiência física como fatores de produção e produtividade. Comissões Internas de Prevenção de Acidentes – C.I.P.A.: Treinamento. Assessoria. Campanhas internas. Legislação. Atividades e Operações Insalubres e perigosas: Adicional de Insalubridade e Periculosidade. Laudos técnicos. Investigação e enquadramento. PCMAT – Programa de condições e meio Ambiente de trabalho na indústria da construção. Transporte , armazenamento e manuseio de materiais. Líquidos combustíveis e inflamáveis. Sinalização de segurança.

ESTUDE NO TESLA:

Visite nossa rede social e fique por dentro das principais notícias sobre Engenharia, além de acompanhar dicas sobre provas e informações sobre abertura de concursos públicos: https://www.facebook.com/TeslaConcursos

No nosso canal do Youtube, acompanhe aulas sobre diversos assuntos teóricos, confira também resolução de questões com o intuito de exemplificação das principais provas e discussões de Professores Mestres e Doutores Engenheiros quanto às diferenças das principais bancas de avaliação: https://www.youtube.com/user/teslaconcursos

Se prepare e saia na frente.

Estude conosco! O Tesla Concursos prepara seus alunos para concorridas vagas públicas em Engenharia, nas mais variadas empresas, através de cursos Telepresenciais oferecidos por excelentes professores!

[fbcomments]