Edital
,

SAIU! Concurso IME com vagas para ENGENHEIROS com remuneração de 8,2 mil

Comente

O Instituto Militar de Engenharia divulgou, nesta terça-feira, 23, mais um edital para o seu concurso IME. São seis vagas oferecidas para o curso de Formação de Oficiais da Ativa, exclusivamente para engenheiros.

Das seis vagas, cinco são para a área de Engenharia da Computação e uma para Engenharia de Produção. Para poder ingressar no processo seletivo, além do curso superior, é necessário ter, no máximo, 26 anos de idade (completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano da matrícula (2021). Vale lembrar que o IME exige altura mínima de 1,60 m para candidatos do sexo masculino e 1,55 m para concorrentes do sexo feminino.

Se aprovado em todas as etapas, o participante ingressará no curso de formação, na condição de militar e de aluno do curso básico de formação militar do QEM e, se aprovado, segue para a matrícula no curso de formação específica do QEM.

Abertura das inscrições e isenção de taxa

As inscrições para os interessados abrem no dia 16 de julho, por meio do site do Instituto Militar de Engenharia e tem uma taxa de inscrição no valor de R$ 110,00. Fique ligado, elas encerram logo no dia 1º de setembro.

A isenção da taxa pode acontecer sob uma dessas condições:

  • Dependente de ex-combatente falecido ou incapacitado em ação ou em consequência de participação na Força Expedicionária Brasileira (FEB) ou em operações de guerra da Marinha Mercante
  • Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou membros e família de baixa renda
  • Doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo ministério da saúde

A solicitação de isenção só será aceita entre os dias 16 a 28 de julho no site do Instituto Militar de Engenharia.

Data da prova

Os candidatos do concurso IME serão avaliados em pelo menos cinco etapas, elas são: exame intelectual; Inspeção de Saúde; exame de aptidão física; avaliação psicológica e procedimento de heteroidentificação.

A primeira etapa é composta de três provas. A primeira ocorrerá no dia 28 de outubro, após as 13h30, contendo questões de conhecimentos específicos de acordo com a área designada.

No dia 29 de outubro serão aplicadas as provas objetivas de português (e redação) e inglês. O exame se iniciará às 13h30. Para aprovação, a média deve ser de pelo menos cinco em cada disciplina.

Os locais de prova são: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São Paulo, Teresina e Vila Velha.

Comentários