Edital
,

Concurso Itaipu 2015

1 Comentário
CONCURSO ITAIPU 2015

Concurso Itaipu 2015:

A ITAIPU Binacional abriu edital público para o provimento de 21 vagas efetivas, além de formação de cadastro de reserva. No setor de Engenharia, as oportunidades são para o cargo de profissional de nível universitário júnior, para engenheiro civil (01 vaga, além de cadastro de reserva), hídrico e/ou ambiental (01 vaga, além de cadastro de reserva), eletricista (01 vaga, além de cadastro de reserva), mecânico e/ou mecatrônico (01 vaga, além de cadastro de reserva), do trabalho (01 vaga, além de cadastro de reserva), com remuneração inicial garantida de R$ 5.568,11.

O certame, que ocorrerá sob a responsabilidade da Universidade Federal do Paraná – UFPR (por intermédio do Núcleo de Concursos/NC), será realizado nos municípios de Curitiba e Foz do Iguaçu (estado do Paraná) e as inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela Internet, através do endereço eletrônico www.nc.ufpr.br, entre os dias 09 de junho de 2015 até as 16h (dezesseis horas) do dia 06 de julho de 2015, mediante o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 90,00.

A aplicação da prova está prevista para o dia 16 de agosto de 2015, e será realizada em um único dia e horário nas cidades de Foz do Iguaçu e Curitiba, Estado do Paraná, com duração de 04 horas, incluindo o tempo para leitura das instruções e o preenchimento das folhas de respostas.

O contrato de trabalho será regido pelo Tratado Internacional celebrado entre o Brasil e o Paraguai, de 26 de abril de 1973 e Anexos e, subsidiariamente, nas hipóteses previstas no referido Tratado, pela Consolidação das Leis de Trabalho – CLT, além das normas internas e acordos coletivos de trabalho da ITAIPU. A jornada de trabalho será de 8 (oito) horas diárias.

Relação de vagas:

Engenheiro Civil – 01 vaga, além de cadastro de reserva.

Engenheiro Hídrico e/ou Ambiental – 01 vaga, além de cadastro de reserva.

Engenheiro Eletricista – 01 vaga, além de cadastro de reserva.

Engenheiro Mecânico e/ou Mecatrônico – 01 vaga, além de cadastro de reserva.

Engenheiro do Trabalho – 01 vaga, além de cadastro de reserva.

Atribuições dos cargos:

Engenheiro Civil: Sob supervisão, poderá atuar em várias áreas da empresa, em atividades de: elaboração e acompanhamento de projetos de engenharia civil; elaboração de cálculo estrutural; emissão de pareceres técnicos e memórias de cálculo; fiscalização de obras civis; elaboração de especificações técnicas, normas de medição, cronogramas, cálculo de quantidades e orçamentos; elaboração e análise de croquis; participação em outras atividades inerentes ao cargo. Análise, controle e gerenciamento dos contratos de fornecimento de equipamentos, materiais e sistemas elétricos, mecânicos, eletromecânicos e/ou hidráulicos de alta complexidade e responsabilidade.

Engenheiro Hídrico ou Ambiental: Sob supervisão, poderá planejar e coordenar a realização de campanhas de medições de vazão nos rios (estreitos, médios e largos), operação, manutenção dos postos da rede hidrometeorológica da Itaipu; analisar a necessidade e realizar estudos de curvachave; coordenar operações de medidores horizontais de velocidade Doppler (Side Looking-SL ou similar); desenvolvimento da técnica de velocidade indexada (substitui a curva-chave em postos com problemas hidráulicos e com SLs instalados); coordenar e administrar equipes de campo; controle de estoques e pequenos orçamentos para aquisição de materiais do setor; realizar estudos de Hidráulica fluvial visando otimizar operação de Itaipu.

Engenheiro Elétrico: Sob supervisão, poderá atuar em várias áreas da empresa executando atividades de manutenção preventiva, corretiva e preditiva dos equipamentos e sistemas elétricos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Elaborar projetos de instalações elétricas, incluindo estudos, planejamento, viabilidade econômica, pré-cálculo de custos, orçamento de materiais, equipamentos e mão de obra. Atividades na operação do sistema elétrico em tempo real com as empresas interligadas e organizar as tarefas para manter ou melhorar a qualidade e confiabilidade do fornecimento de energia. Participar da montagem e da fase de testes para colocação em serviço dos equipamentos elétricos. Elaborar análise de fluxo de carga, cálculo de correntes de curto-circuito e estudos de proteção de equipamentos e sistemas elétricos. Efetuar estudos energéticos e a programação hidroenergética diária e semanal. Análise, controle e gerenciamento dos contratos de fornecimento de equipamentos, materiais e sistemas elétricos, mecânicos, eletromecânicos e hidráulicos de alta complexidade e responsabilidade

Engenheiro Mecânico ou Mecatrônico: Executar, sob supervisão, atividades de manutenção preventiva e corretiva em equipamentos e sistemas mecânicos e/ou eletromecânicos e de instrumentos de testes, e supervisão e controle da Usina. Executar atividades de Engenharia de Manutenção relacionadas à elaboração de procedimentos de manutenção e análise de desempenho de sistemas e equipamentos. Emissão de relatórios e pareceres técnicos relativos às atividades de manutenção dos equipamentos elétricos. Análise, controle e gerenciamento dos contratos de fornecimento de equipamentos, materiais e sistemas elétricos, mecânicos, eletromecânicos e hidráulicos de alta complexidade e responsabilidade.

Engenheiro de Segurança do Trabalho: Sob supervisão, realizar análises de risco e inspeções de segurança; realizar registro, investigação e análise de acidentes; elaborar e executar programas de prevenção e inspeções de segurança; analisar contratos, projetos e outros documentos verificando aspectos de segurança; ministrar treinamentos e orientações de segurança; acompanhar e realizar perícias; emitir laudos; elaborar normas e procedimentos de segurança; elaborar e avaliar planejamento e resposta a emergência. Área de Atuação: Segurança do Trabalho.

[fbcomments]