Concurso Itaipu

Comente

A Hidroelétrica de Itaipu é uma usina binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. A barragem foi construída pelos dois países entre 1975 e 1982, período em que ambos eram governados por ditaduras militares. O nome Itaipu foi tirado de uma ilha que existia perto do local de construção. No idioma tupi-guarani, o termo significa “pedra na qual a água faz barulho”, através da junção dos termos itá (pedra), ‘y (água) e pu (barulho).

A Itaipu Binacional, operadora da usina, é a líder mundial em produção de energia limpa e renovável, tendo produzido mais de 2,2 bilhões de MWh desde o início de sua operação. Atualmente, a usina de Itaipu é a segunda maior hidrelétrica do mundo, atrás somente de Três Gargantas (China), que produziu, em 2014, 98,8 milhões de MWh, o que equivale a 0,2% a mais do que o recorde anterior de Itaipu (98,6 milhões de MWh no ano de 2013).

O seu lago possui uma área de 1.350 quilômetros quadrados, indo de Foz do Iguaçu, no Brasil e Ciudad del Este, no Paraguai, até Guaíra e Salto del Guairá, 150 quilômetros ao norte. Possui, ainda, vinte unidades geradoras (de setecentos megawatts cada), com uma potência de geração de 14.000 megawatts.

 

Confira também estes cursos:

[fbcomments]