2021 pode trazer vários concursos para engenheiros - Tesla Concursos
, ,

2021 pode trazer vários concursos para engenheiros

Comente
Concurso Engenheiro

Concursos para Policial Civil e Militares podem ter um bom futuro

Com a pandemia de Coronavírus, diversos concursos de 2020 acabaram sendo adiados – e outros ainda sequer aplicaram a segunda fase. Mas não é de agora que esse recesso está sendo empregado: desde 2018, as contratações através de provas para cargos públicos diminuíram grandemente.

Graças a várias questões, como as próprias sanitárias e políticas, esse movimento – ironicamente agressivo – de calmaria durou um tempo mais longo que o esperado. Apesar dos concursos anuais e bianuais, como os militares da Marinha e Aeronáutica, a cadência de concursos nacionais mais abrangentes e, de certa forma, maiores, não houve nada a se esperar para o ano de 2020. Entretanto, é bem possível que o cenário mude em 2021.

Com a entrada de um novo ano, é de se esperar que as bancas públicas aproveitem o engate da possível queda do Coronavírus e tentem embarcar novas contratações massivas para compensar o que foi perdido no tempo caótico do ano anterior. Não é nenhum mistério, também, que concursos federais e militares entrem em tendência no decorrer do novo ano. Em suma, diversas oportunidades perdidas em 2020 surgirão em 2021 e, no cenário mais otimista, um mar recheado de chances para engenheiros formados também virá.

Assim sendo, se a sua prova foi adiada, você felizmente terá mais tempo para estudar! E, caso queira se preparar para algum concurso público, esse é o melhor momento!

Um dos concursos que pode ser revelado até o fim de dezembro deste ano é o da Imbel, que teve sua última prova em 2016. Em 2016, no último concurso, a Imbel disponibilizou vagas de reserva para a Sede em Brasília, para a Diretoria Industrial em Piquete, SP, e Unidades de Produção localizadas nas cidades dentro do estado de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Os cargos foram para Engenheiro de Materiais e Metalúrgico, Engenheiro Químico, Engenheiro Mecatrônico, Engenheiro Mecânico, Engenheiro Eletrônico, Engenheiro Elétrico, Engenheiro de Telecomunicações, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Produção, Engenheiro de Meio Ambiente, Engenheiro de Controle e Qualidade.

Outro bom ponto de especulação é o concurso da Amazul, que foi revogado por conta da Covid e devolveu o valor das inscrições. Apesar da suspensão do concurso, ele não foi descartado de fato. A empresa afirmou que irá rever a necessidade de revisão dos requisitos para ingresso nos cargos disponibilizados no PSS nº 01/2020, bem como da revogação do PSS em andamento.

Também vale a pena citar o possível crescimento em editais para cargos da Policia Civil, tendo em vista as diversas afirmações feitas pelo poder executivo. Mesmo assim, ainda devemos aguardar pronunciamentos oficiais dos órgãos responsáveis.

Por hora, ainda não há qualquer indício de um concurso da Petrobras além do ciclo de três anos que se concluiu em 2020 desde o último concurso. As ações, depois de uma queda brusca, lentamente voltaram a escalar – o que pode indicar novas contratações a longo prazo.

Ainda há o concurso da PRF, que deve ter a portaria autorizativa divulgada hoje (4) no diário da União. Estima-se que haja pelo menos uma vaga para engenheiro.

Conforme mencionado acima, não há uma confirmação exata de que novos concursos ocorrerão conforme a expectativa haverá, mas, com a alta probabilidade, é essencial estar preparado. O Tesla Concursos oferece diversos cursos para as mais concorridas bancas do Brasil! Estude conosco!

Comentários