, ,

Dicas para Concursos – Erros mais comuns em Controle

Comente

A melhor estratégia para ser aprovado em algum concurso público é, com certeza, acertar todas as perguntas da prova. Porém, como isso é bem difícil, existe uma segunda alternativa: errar o menos possível. Para ajudar os concurseiros de Engenharia nessa jornada, o Tesla Concursos Públicos para Engenharia traz o “Dicas para Concursos”.

Hoje, confira nossa lista dos cinco erros mais comuns cometidos em Controle:

  • Não memorizar as principais transformadas de Laplace
  • Não deixar as polinômios na forma fatorada
  • Esquecer o teorema do valor final
  • Esquecer o critério de Routh-Hurwitz
  • Não saber encontrar os polos a partir de uma curva de resposta ao degrau

Uma regra interessante para a maioria dos concursos é que problemas com sistemas de primeira e segunda ordem geralmente serão resolvidos através de comparação entre coeficientes do polinômio característico ou comparação das suas raízes (polos). Problemas de ordem mais elevada usualmente não envolvem cálculos, exceto pela análise de estabilidade usando o critério de Routh-Hurwitz. Para os diagramas de Bode e Nyquist é importante saber esboçá-los manualmente para sistemas de primeira e segunda ordem.

Seguindo essas dicas, você estará mais preparado e terá mais chances de ser aprovado no concurso que escolheu.

Em breve, traremos outras “Dicas para Concursos”. Serão diversas listas contendo os erros mais comuns cometidos antes e durante a prova: má preparação na véspera, erros na resolução dos exercícios, formas incorretas de estudo, dentre outros vacilos. Também abordaremos várias disciplinas específicas da Engenharia, portanto fique ligado para não fazer feio.

Por se tratar de um conteúdo muito extenso, nossas dicas serão focadas nos principais erros identificados por nossos professores. Dessa forma, saia na frente dos outros candidatos acompanhando nossas listas e se precavendo para não cometer os mesmos erros da maioria dos concurseiros.

Esqueça aquele ditado que te pede a aprender com os próprios erros, acompanhe nosso site e aprenda com os erros dos outros!

[fbcomments]