, ,

Dicas para Concursos – Erros mais comuns em Termodinâmica

Comente

A melhor estratégia para ser aprovado em algum concurso público é, com certeza, acertar todas as perguntas da prova. Porém, como isso é bem difícil, existe uma segunda alternativa: errar o menos possível. Para ajudar os concurseiros de Engenharia nessa jornada, o Tesla Concursos Públicos para Engenharia traz o “Dicas para Concursos”.

Hoje, confira nossa lista dos cinco erros mais comuns cometidos em Termodinâmica:

  • Não conferir as unidades do exercício
  • Não conhecer a segunda lei da Termodinâmica
  • Confundir Kelvin com Celsius
  • Confundir Cal com Joule
  • Errar o sinal de entrada e saída de energia

Os problemas de termodinâmica geralmente não vêm isolados, mas no contexto de máquinas términas e ciclos de geração de potência. Às vezes também se usam propriedades termodinâmicas aplicadas ao ar para estudar motores, no que se chama “hipótese ar-padrão”. Nesse caso, serão consideradas as propriedades termodinâmicas do ar no estudo de motores. É importante não esquecer as definições dos principais termos, como entalpia, entropia, energia livre, pressão, densidade e temperatura. A ênfase das provas se concentra nas aplicações em máquinas para os cargos de Engenharia Mecânica e nas definições de propriedades e relações termodinâmicas nos cargos de Engenharia Química e de Processamento.

Seguindo essas dicas, você estará mais preparado e terá mais chances de ser aprovado no concurso que escolheu.

Em breve, traremos outras “Dicas para Concursos”. Serão diversas listas contendo os erros mais comuns cometidos antes e durante a prova: má preparação na véspera, erros na resolução dos exercícios, formas incorretas de estudo, dentre outros vacilos. Também abordaremos várias disciplinas específicas da Engenharia, portanto fique ligado para não fazer feio.

Por se tratar de um conteúdo muito extenso, nossas dicas serão focadas nos principais erros identificados por nossos professores. Dessa forma, saia na frente dos outros candidatos acompanhando nossas listas e se precavendo para não cometer os mesmos erros da maioria dos concurseiros.

Esqueça aquele ditado que te pede a aprender com os próprios erros, acompanhe nosso site e aprenda com os erros dos outros!

[fbcomments]