, ,

Dicas para provas de múltipla escolha

Comente
Dicas para provas de múltipla escolha

Neste post, elencamos algumas dicas fundamentais para o candidato, na hora de responder às questões de múltipla escolha:

1. Leia a questão por inteiro antes de respondê-la. Muitos alunos cometem o erro de responder à questão antes de lê-la e, às vezes, escolhem uma alternativa que, embora seja verdadeira, não é a resposta correta à pergunta. Trata-se da famosa “pegadinha”. De fato, o tempo é limitado, mas ler todas as questões do começo ao fim é fundamental!

2. Após ler a questão inteira, pense na resposta antes de ler as alternativas. Desse modo, há menos chances de confusão por causa de alternativas parecidas e ambíguas.

3. Elimine as alternativas que são obviamente incorretas. Em cada questão, há geralmente uma ou duas alternativas que são absurdamente erradas, que mal fazem sentido. Mesmo que você não saiba a resposta à pergunta, ao eliminar as alternativas incorretas, passará a ter mais chances de escolher a resposta certa.

4. Leia todas as alternativas antes de escolher uma delas. Em várias questões, há diversas respostas plausíveis. É importante lembrar que você precisa escolher a resposta que melhor responde à questão, e não simplesmente uma resposta que pode ser considerada verdadeira.

5. Se a prova não o penaliza por escolher uma alternativa incorreta, responda todas as questões. Não deixe nenhuma em branco, mesmo que não tenha a mínima ideia da resposta. Se você “chutar”, há pelo menos a possibilidade de ter adivinhado corretamente. Os corretores da prova não têm como saber se você respondeu à questão corretamente porque sabia ou porque adivinhou e, para eles, não faz diferença.

6. Após responder a uma questão, não mude a resposta, a menos que tenha certeza de que errou. Estudos demonstram que a primeira escolha é, geralmente, a correta. Portanto, não se deixe levar por dúvidas e inseguranças que o levem a mudar suas respostas.

7. Em provas de múltipla escolha, é comum que haja opções como: “Todas as alternativas estão corretas” e “Nenhuma das alternativas está correta”. Se você tem certeza de que uma delas é correta, evidentemente não escolherá a resposta “Nenhuma das alternativas está correta”. Se tem certeza de que uma das alternativas é incorreta, tampouco escolherá a alternativa “Todas as alternativas estão corretas”. Essa dica parece óbvia, mas, frequentemente, esse tipo de pergunta confunde o aluno, em especial se ele estiver nervoso durante o certame.

8. Em muitos casos, a alternativa correta é a mais longa, a que traz mais informação. Se você não tem ideia da resposta e não consegue eliminar nenhuma das alternativas, escolha a mais longa.

9. Se há duas alternativas opostas uma da outra, é provável que uma delas seja a correta. Portanto, se você não tiver ideia da resposta, escolha uma dessas duas. Assim, você terá 50% de chances de acerto.

10. Se você conhece o assunto testado por uma questão, mas está tendo dificuldades em responder a ela pois parece haver mais de uma resposta possível, compare-as com cuidado. Deve haver algum detalhe, em uma das alternativas, que a torne incorreta.

ESTUDE NO TESLA

Visite nossa rede social e fique por dentro das principais notícias sobre Engenharia, além de acompanhar dicas sobre provas e informações sobre abertura de concursos públicos: https://www.facebook.com/TeslaConcursos

No nosso canal do Youtube, acompanhe aulas sobre diversos assuntos teóricos, confira também resolução de questões com o intuito de exemplificação das principais provas e discussões de Professores Mestres e Doutores Engenheiros quanto às diferenças das principais bancas de avaliação: https://www.youtube.com/user/teslaconcursos

Se prepare e saia na frente.

Estude conosco!

Comentários