, ,

Faça um plano de estudos

Comente
Faça um plano de estudos

Faça um plano de estudos:

Boa parte dos problemas encontrados pela grande maioria dos concurseiros podem ser resolvidos facilmente, com a simples adoção de um plano de estudos.

Dentre as principais dificuldades encontradas pelos que estão na luta por um cargo público, as principais queixas são a falta de tempo, falta de concentração, dificuldade para assimilar uma grande quantidade de matérias, entre outras queixas similares.

No entanto, apenas a adoção de um plano de estudos bem elaborado pode reduzir esses problemas e aumentar significativamente as chances de aprovação, tendo uma preparação mais produtiva e eficiente.

O que é um plano de estudos?

Como o próprio nome sugere, um plano de estudos é um planejamento da sua rotina de estudos para um concurso público. Basicamente, você irá definir quando, como e o que irá estudar.

Como montar um plano de estudos?

Há várias formas de criar um plano de estudos:

Primeiramente, você deve criar uma planilha, seja ela no Excel ou até mesmo no papel, contendo 8 colunas e cerca de 50 linhas.

Nomeie as colunas com os dias da semana e as linhas com os horários (de preferência, de meia em meia hora).

Depois disso, você deve escrever os horários em que você está sempre ocupado e depois os períodos em que está ocasionalmente ocupado. Marque tudo o que você lembrar, desde tarefas grandes (como trabalho) até tarefas mais simples e corriqueiras (como almoçar, tomar banho, afazeres domésticos e etc).

Os horários que ficarem livres são aqueles em que você poderá organizar a sua rotina de estudos.  

As vantagens de ter um plano de estudos são inúmeras:

  1. Melhora na concentração – Com a rotina, seu cérebro vai se acostumar com os horários. Logo, você começará a ter mais concentração nesses horários e absorver melhor a matéria.
  2. Falta de tempo – Com o plano de estudos você identifica horários perdidos durante o seu dia e, com isso, consegue alocar mais tempo para seus estudos. 
  3. Organização – Com a rotina organizada seus estudos serão mais produtivos, pois você saberá quando e o que deverá estudar.
  4. Disciplina – Com os horários definidos fica mais fácil programar as atividades do dia de um modo que não atrapalhe seu momento de estudo.
  5. Colaboração – Se você mora com outras pessoas, fica mais fácil também pedir a colaboração dos familiares para que, naqueles horários, você não seja interrompido ou tenha que parar para fazer outras coisas.

Com o tempo, você pode aperfeiçoar o seu plano de estudos e, consequentemente, otimizar o seu aprendizado. 

Fonte: https://www.tudosobreconcursos.com/

 

[fbcomments]