, ,

Melhore sua concentração e seja aprovado

2 Comentários
Melhore sua concentração e seja aprovado

Melhore sua concentração e seja aprovado:

Muitos concurseiros estudam por várias horas e, depois, têm a impressão de não gravar o conteúdo. Isso ocorre porque não é a quantidade de estudo que fará você ser aprovado em um concurso público, mas sim a qualidade do seu estudo.

Portanto, é melhor você estudar 1 hora por dia de uma maneira eficiente, do que estudar o dia inteiro sem absorver nada, jogando seu tempo fora.

Para evitar este desperdício de tempo, listamos quatro regras básicas para potencializar a concentração durante os estudos:

1 – Prepare o ambiente

O ambiente exerce uma influência muito forte no comportamento dos seres humanos. Portanto, certifique-se de preparar o ambiente ideal para os seus estudos.

Iluminação – Procure um ambiente bem iluminado, de preferência com luz solar.

Barulhos – Elimine todos os barulhos e ruídos possíveis, procurando um local totalmente isolado. Se não for possível, coloque protetores auriculares nos ouvidos ou até mesmo um fone de ouvido.

Limpeza e organização – Procure estudar em um ambiente limpo, pois um local desorganizado tira a sua concentração sem que você se dê conta.

Local – Procure estudar em uma mesa. Se você não possui um local assim procure algo parecido (escrivaninha, balcão). Não estude em sofás ou camas, apenas em último caso. Você passou boa parte da sua vida estudando desta forma, o seu cérebro está acostumado com isso, fazendo você ficar mais concentrado quando fica nesta postura. Ao sentar-se no sofá ou deitar-se na cama, seu corpo entende que é hora de relaxar.

2 – Defina uma rotina

Você dever criar uma rotina de estudos para “programar” seu corpo. Assim, seu cérebro saberá que, naquele determinado dia e horário, necessita de concentração.

Plano de Estudos – Um plano de estudos é uma das melhores ferramentas para organizar e disciplinar os estudos, permitindo que seu corpo se acostume com os horários e esteja sempre mais alerta nestes momentos.

Local – Assim como escolher o local apropriado (mesa) é fundamental, outro recurso interessante é procurar sempre estudar no mesmo local, ou seja, cada vez que você sentar lá, seu cérebro saberá que é hora do estudo e ficará mais focado nisso.

3 – Prepare seu cérebro

Você precisa se convencer que precisa estudar e estabelecer o objetivo de realmente aprender a matéria e utilizar de alguns recursos para que o objetivo seja alcançado.

Desligue o celular e todas as outras coisas que possam te distrair.

Não negative seu cérebro – Você é seu maior vilão na maioria das vezes, se você vai estudar pensando que isso é algo chato, seu corpo vai tentar te defender deste mal, fazendo com que você boceje, fique incomodado com essa situação e tente de tudo para encerrar esse momento “torturante”. Então, muito cuidado com o que pensa.

Esvazie seu cérebro – Novamente, você é o seu maior vilão. Se você se enche de preocupações e mil coisas para fazer, o cérebro se desliga por algum tempo e, realmente, não absorve mais nada.

4 – Prepare seu corpo

Assim como o nosso cérebro, nosso corpo pode ser nosso aliado ou vilão, dependendo das ações que tomamos.

Saúde – Procure se cuidar e nada de pensar: “daqui a pouco passa”. Quando algo não está bem, o melhor a fazer é se cuidar, se recuperar e voltar quando estiver melhor.

Exercícios Físicos – Não despreze os exercícios físicos, uma boa caminhada ou prática de esportes fazem com que sua circulação sanguínea acelere, te dando mais disposição, mais concentração, menos sono e fadiga na hora em que estiver estudando.

Postura – Procure estudar na postura correta na cadeira.

Alimentação – Uma alimentação adequada também ajuda na absorção do conteúdo estudado. Procure ingerir alimentos naturais, ricos em nutrientes como o fósforo, excelente para a memória. Uma dica é tomar um polivitamínico todos os dias durante a manhã.

Sono – Uma boa noite de sono é fundamental para estarmos mais ativos no dia seguinte.

Fonte: https://www.tudosobreconcursos.com/
[fbcomments]