, ,

A preparação para o concurso

Comente
A preparação para o concurso

A preparação para o concurso:

Uma dúvida recorrente no universo dos concurseiros iniciantes é como começar a preparação para um concurso público concorrido.

O ideal é estabelecer um planejamento adequado e detalhado do estudo. Primeiro, deve-se estabelecer qual é o concurso a ser prestado, escolher o material e o melhor método, e, depois, definir como a preparação será realizada.

A fase preparatória é a mais importante para se alcançar o objetivo almejado, por isso, antes de começar a se preparar, é necessário estabelecer a estratégia a ser adotada.

O Planejamento do Tempo:

Qual é o tempo total necessário para estar preparado para um concurso?

Não existe um período definido de estudo em que o candidato possa estar completamente preparado para passar em determinado concurso. A preparação deve levar em conta uma série de fatores, sendo os principais deles:
a) as características pessoais (estado emocional, capacidade de absorção, etc.);
b) o tempo disponível para estudar;
c) o aproveitamento no período da faculdade;
d) o material e a metodologia de estudo;

Atualmente, devido ao grande número de candidatos e a consequente ampla concorrência na busca pela aprovação, os candidatos precisam se preparar com seriedade.

Existem vários candidatos que conseguem a aprovação em menos de seis meses após terem terminado a faculdade, mas não são a regra. Em geral, o período de preparação leva de dois a três anos, sendo que existem casos, e não são raros, de candidatos que se prepararam durante mais de cinco anos antes de obter a vaga.

O Tempo Diário:

Para passar em um concurso, o tempo para que o candidato possa dedicar-se ao estudo se torna algo valioso. Por isso, saber gerenciar as atividades do dia a dia de forma planejada é extremamente importante para se poder estudar, da forma mais eficaz possível.

Quem trabalha tem um grande obstáculo pela frente, visto que boa parcela do dia é tomado e precisará realizar um bom planejamento, dividindo o tempo entre o emprego, os estudos e a família.

No planejamento, deve se reservar um horário diário para o estudo e adquirir o hábito de estudar sempre neste mesmo horário, mantendo sempre uma disciplina.

O Plano de Estudo:

A quantidade de tempo dedicado ao estudo das matérias deverá ser fixada de acordo com o concurso que se objetiva passar. Para cada concurso, deve se atribuir um tempo de dedicação diferente, por exemplo: para o concurso de Juiz do Trabalho, deve ser dedicado maior tempo para as matérias da área trabalhista (Direito Trabalhista, Processo do Trabalho e Previdenciário), o de Promotor de Justiça, requer uma maior dedicação à área penal e aos direitos difusos e coletivos, para o concurso de Delegado de Polícia, a atenção maior é dada ao Direito Penal, Administrativo e Processo Penal.

Com o programa do concurso em mãos, o candidato deve planejar o estudo de modo que possa abranger todas as matérias do edital.

Mas é importante planejar seu estudo de modo que não fique sobrecarregado, valendo mais a qualidade do que a quantidade. Sendo assim, estudar demasiadas matérias no mesmo dia ou na mesma hora pode confundir e diminuir o aproveitamento. Dividir o estudo das matérias para cada dia da semana é uma boa estratégia, estudando no máximo duas matérias por dia.

Comentários