, ,

Respostas para passar em concursos

Comente
Respostas para passar em concursos

1- Qual é a perfil de pessoas que mais têm sucesso nos concursos?

Os primeiros colocados em concursos, geralmente, possuem um objetivo definido, métodos eficientes, disciplina e regularidade nos estudos.

2- Como deve ser a preparação para um concurso?

O ideal é que o candidato comece a preparação o mais cedo possível, de preferência muito antes da publicação do edital, estudando as matérias básicas como língua portuguesa e matemática. Após o edital, o foco deve ser as matérias específicas para o cargo.

 

3- Como conciliar trabalho e estudo?

Estima-se que mais de 70% dos inscritos em concursos trabalham. Largar o emprego para se preparar para um concurso não é recomendado, visto que só aumenta a pressão e o nervosismo. O candidato deve adequar um horário especí­fico em meio a sua rotina diária apenas para se dedicar ao estudo.

4- Quantas horas diárias são necessárias?

O candidato não deve se preocupar com a quantidade de horas diárias de estudo por dia, visto que 1 hora de estudo concentrado vale mais do que 3 horas de estudo incorreto. A quantidade de horas de estudo ideal é a máxima possível, sem comprometer o rendimento do estudo e prejudicar a qualidade de vida.

5- Como funciona o tempo de espera para ser chamado para assumir o cargo?

A simples classificação no concurso dentro do número de vagas oferecidas não garante a convocação imediata, visto que os concursos públicos têm prazos de validade (geralmente são de 2 anos, podendo ser prorrogados por igual período).

6- A maioria dos concursos são feitos em uma etapa?

A maioria dos concursos públicos possuem apenas uma etapa, a prova objetiva, que geralmente é  constituí­da de 50 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas cada. Porém, alguns exigem outras etapas, como provas de digitação para áreas administrativas, provas de aptidão física em concursos na área de segurança pública, provas orais, provas práticas e provas de títulos, que visam aumentar a pontuação no concurso para candidatos que possuem diplomas de graduação, especialização e outros.

7- Como se livrar das pegadinhas?

Para não cair nas famosas “pegadinhas”, os candidatos a concursos devem treinar muito, fazendo simulados com provas de concursos anteriores, que foram elaboradas pela mesma instituição.

8- Em quais quesitos a maioria das pessoas erram ou vão mal na prova?

Um dos principais erros que fazem muitos candidatos irem mal nas provas é a falta de preparação. Não visitar o local com antecedência, chegar atrasado ou em cima da hora, comer inadequadamente na véspera, não levar o material recomendado, não controlar o tempo para resolver as questões e para preencher a folha de respostas, além do nervosismo e afobação,  são exemplos de erros que muitos candidatos ainda cometem.

9- Quais as vantagens de se passar em um concurso público?

A carreira pública oferece estabilidade, remuneração inicial acima da média do mercado, bons benefícios, regime de aposentadoria diferenciado, carga horária reduzida e possibilita ao aprovado a condição de fazer planos a longo prazo e  melhorar sua qualidade de vida.

Comentários